Burocracia impede utilização de viaturas doadas

Os quinze carros que a Prefeitura de Niterói entregou para serem usados no patrulhamento diário pelos policiais do Programa Estadual de Integração de Segurança (Proeis) estão parados no pátio do 12º BPM (Niterói), segundo informações do presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Niterói, Leandro Santiago.

“No momento que a prefeitura investe nos equipamentos de segurança, o Estado tem 45% das viaturas do Batalhão paradas por problemas mecânicos. A situação que nós nos encontramos não podemos permitir que a falta de recursos e a burocracia atrapalhem o controle da violência em nossa cidade. Quem tem medo tem pressa”, argumentou Santiago.

O prefeito Rodrigo Neves (PDT) ficou preocupado com a informação e logo pela manhã usou uma rede social para desabafar que há uma semana a Prefeitura de Niterói disponibilizou os 15 carros novos para o 12ºBPM utilizar com as equipes do Proeis e até agora nada. “É um absurdo diante da falta de viaturas do batalhão e de segurança pública, o comandante do Estado Maior da PM até agora não autorizar a colocação dessas viaturas nas ruas de Niterói”, disse pelo Twitter.

As viaturas estão estacionadas no local à espera, segundo o comandante do Batalhão, coronel Márcio Rocha, de documentação. De acordo com ele, os veículos serão distribuídos em diversos locais da cidade, como Avenida Sete de Setembro, Avenida Amaral Peixoto, Estação das Barcas, Terminal Rodoviário João Goulart, ruas Lopes Trovão, Coronel Moreira César, da Conceição, Largo da Batalha, Vital Brazil, entre outros. No entanto, não há prazo.

“A partir da entrega das viaturas dependemos do aspecto administrativo a ser tratado no Estado Maior. As viaturas estarão aptas para o uso assim que a documentação para garantir o abastecimento, por exemplo, estiver pronta”, disse Rocha.

O comandante afirmou ainda que vai iniciar o policiamento nas ruas com os veículos ainda essa semana. “Sabemos da urgência em estar transitando nas vias para gerar segurança, mas temos ordens em vigor no Batalhão a serem cumpridas”, explicou. Segundo ele, as viaturas vão dar maior visibilidade e mobilidade ao Proeis. “Estamos correndo contra o tempo para que nos próximos dias possamos melhor atender as demandas da Segurança Pública, que são tão grandes aqui na nossa cidade”, disse o coronel. Procurado, o Comando do Estado Maior da PM não se manifestou.

A Coordenadoria de Comunicação da Polícia Militar afirmou em nota que “as viaturas vão circular tão logo os trâmites burocráticos estejam concluídos”, mas não explicou a situação.

Por Wellington Serrano                   AtribunaRj

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bem vindo ao shopping ZN, fique a vontade, realize suas compras com segurança e rapidez! Dispensar