População procura por vacina nos postos, sarampo foi confirmado em Niterói

O aumento na aplicação das doses desabasteceu a rede antes mesmo do início da Campanha Nacional de Vacinação, prevista para ser realizada entre 6 e 31 de agosto, com dia D para 18. Em muitas salas de vacinação de Niterói não estão mais aplicando a vacina que está sem previsão de nova remessa.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) confirmou um caso de sarampo em Niterói, com amostra analisada pela Fiocruz, referência do Ministério da Saúde. Na última quinta, 19, a pasta tinha confirmado sete casos da doença e em cinco dias o número dobrou para 14. O medo de contrair a doença fez os niteroienses correrem para os postos de saúde em busca da imunização, através da tríplice viral e da tetra viral.

Na Policlínica Regional Norte II , na Engenhoca, na Unidade Básica Centro , no Centro, na Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva, no Centro, Unidade Básica de Saúde Santa Bárbara, em Santa Bárbara, e na Policlínica Regional Dr. Sérgio Arouca, no Vital Brazil, não foram encontrados mais a vacina.

A vacina Tríplice Viral protege não só contra o sarampo, mas também caxumba e rubéola e está disponível a qualquer época do ano nos postos públicos de saúde dos municípios.

Podem tomar a vacina crianças de até um ano e adultos de até 49 anos que não tenham sido imunizados. “A única maneira de evitar o sarampo é por meio de vacinação. As doses já fazem parte do calendário do Ministério da Saúde há muitos anos.  Quem não se lembra se tomou a vacina ou não devem procurar um posto de vacinação para avaliar a necessidade de se proteger contra o sarampo com a vacina.).

A FMS garantiu que todas as unidades de saúde estão abastecidas. A expectativa do órgão é vacinar em torno de 25 mil crianças durante a campanha de vacinação, que acontecerá de 6 a 31 de agosto.

Por ZN Noticias

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *