Roubos de carga continuam crescendo em Niterói e Itaboraí

Pelo quinto mês consecutivo, o índice de roubo de cargas cai no Rio de Janeiro, em contrapartida Niterói e Itaboraí continuam registrando altas. Os números do Instituto de Segurança Pública (ISP), divulgados na última sexta (14), mostram que na comparação entre agosto de 2018 com o mesmo mês do ano passado foram 20% menos ocorrências em todo Estado, enquanto em Niterói o crescimento foi de mais de 560%, saltando de apenas três casos para 20. Em Itaboraí o crescimento também foi alto, de mais de 280%.

De acordo com o ISP, em agosto deste ano foram registradas 673 ocorrências enquanto no mesmo mês do ano passado foram 843 roubos de carga em todo o Estado. Em Niterói o número se mantém o mesmo na comparação de julho com agosto, 20 casos de cargas roubadas. Em Itaboraí o crime vem aumentando. Em agosto de 2017 foram seis registros, já agosto deste ano foram 23 (seis roubos há mais que julho).

São Gonçalo, uma das cidades que tem recebido constantes ações da Intervenção Federal, foi um dos municípios que seguiram os números do Estado, reduzindo o roubo de carga: foram 115 este ano, contra 167 em agosto de 2017 uma queda de 31%, maior do que a registrada no Rio de Janeiro.

O índice de letalidade violenta aumentou em 13%, 552 vítimas em agosto deste ano em todo Estado e isso se repetiu também em São Gonçalo, Itaboraí e Niterói. O indicador de letalidade violenta é a soma dos homicídios dolosos, decorrente de intervenção policial, roubo seguido de morte e lesão corporal seguida de morte.

Itaboraí foi a cidade que registrou o maior salto, passando de apenas três em agosto de 2017 para 14 em agosto deste ano, um aumento de 366%. São Gonçalo (cidade que mais se matou das três) o aumento foi de 18% neste mesmo período. Niterói passou de 17 mortes para 28 em agosto de 2018, um aumento de 58%. O que puxou este aumento na cidade foram homicídios por intervenção policial, que chegaram a 20, frente aos três registros em agosto de 2017. Este foi o mesmo motivo nos altos números em Itaboraí, que registrou nove mortes por intervenção policial em agosto deste ano, enquanto no mesmo mês de 2017 foi apenas uma.

A pesquisa do ISP mostra que outros índices caíram no Estado em agosto: roubo a veículo foi de 3.909 (-15%), roubo de rua 10.854 (-16%).

Por Pedro Conforte      AtribunaRJ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bem vindo ao shopping ZN, fique a vontade, realize suas compras com segurança e rapidez! Dispensar