Nova placa regulamentadora de velocidade na Avenida do Contorno

No local, a velocidade máxima é de 80km/h. De acordo com a Arteris Fluminense, concessionária que administra a via, um estudo da empresa mostrou que o uso do mesmo aparelho no sentido Itaboraí por dois anos reduziu o número de acidentes.  Motoristas que trafegam pela Avenida do Contorno, na altura do km 321 da BR-101, ganharam, na semana passada, novas placas regulamentadoras de velocidade, equipamentos que mostram em tempo real a velocidade em que cada condutor está transitando. 

Os aparelhos têm o objetivo de alertar os cerca de 100 mil motoristas que trafegam no trecho diariamente sobre o limite de velocidade da via, e não tem caráter punitivo. Na pista sul, onde não havia o equipamento, foram 60 acidentes em 2015, com 43 feridos; 50 acidentes em 2016, com 26 feridos e 1 morte e 57 ocorrências em 2017, sendo 20 feridos e nenhuma morte. Neste ano, entre janeiro e o dia 14 de outubro, foram 38 acidentes e 17 feridos. Portanto, segundo a concessionária, o display de velocidade, na pista sentido Espírito Santo, apresentou histórico favorável, mesmo operando em caráter educativo.

“Diante da eficiência do equipamento, a transformação dos displays de velocidade em radares fixos não está em pauta na concessionária no momento. A Polícia Rodoviária Federal já realiza operações periódicas de fiscalização com radar móvel, além de autuar veículos que utilizam os acostamentos da via de forma indevida”, respondeu a concessionária em nota.

Ainda de acordo com a concessionária, houve um trabalho para reduzir em 60% o número de fatalidades na rodovia entre 2010 e 2017, superando a meta global da Organização das Nações Unidas (ONU), com dois anos de antecedência. O trecho entre Niterói e a divisa com o Espírito Santo recebeu investimentos de R$ 2,6 bilhões em obras de melhorias, ampliação novos equipamentos, o que colaborou para o resultado ser alcançado.

Por Redação ZN Noticias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *