BREXX: LOJA COLABORATIVA INAUGURA EM NITERÓI

Brexx é um brechó que aborda questões sobre sustentabilidade, feminilidade e padrões estéticos realizado pela Produtora Cultural Carolina Monteiro Rodriguez. O Brexx começou de maneira itinerante participando de eventos, feiras e com venda e conteúdo online. No dia 3 de dezembro inaugurou uma loja no Barreto em Niterói.

Com peças a partir de 10 reais o brechó tem curadoria de tamanhos do P ao XG, agênero, com modelos vintage e atuais fazendo um mix de estilos com as últimas tendências e clássicos da moda. O Brexx acredita que comprar em brechós é uma alternativa pra quem procura peças de qualidade por preços baixos, ao mesmo tempo em que contribui com a questão ambiental.

O mercado fast fashion, ensinou o consumidor a pagar barato por roupas pelo custo de muita exploração do meio ambiente, utilização de mão de obra em condições análogas à escravidão e produtos com baixa durabilidade.

Pesquisas já revelaram que a expectativa é que as vendas de brechós e revendas dobrará nos próximos 10 anos, um relatório da empresa americana ThredUp afirma que o mercado de revenda pode responder por até 11% do guarda-roupa das pessoas. Tudo isso envolve em grande parte uma maior conscientização do consumidor – os millennials (os nascidos entre o período da década de 80 até o começo dos anos 2000), estão preferindo comprar de marcas ambientalmente conscientes e são mais propensos a mudar seu consumo por razões ambientais. Sobre padrões estéticos, o Brexx quer reforçar a representação plural de corpos, e contribuir com o rompimento de um padrão de “belo” estipulado por uma indústria opressora, e potencializar mulheres – isso inclui as mulheres trans – para estarem a vontade e felizes com os seus corpos! A proposta é que o Brexx funcione como uma loja colaborativa, com vendas do brechó mas também com outras marcas, artistas e que viabilize encontros culturais.

O Brexx enxerga o formato colaborativo como uma oportunidade para quem está começando, estilistas, designers, artistas, que compartilham um espaço para expor e vender seus produtos, sendo uma estrutura boa para quem faz, que com custo mais baixo, consegue vender sua produção e
continuar produzindo, e para quem compra, pois tem mais clareza sobre a origem dos materiais e dos modos de produção, um ciclo econômico justo e sustentável. E mais, a reunião de marcas e criadores, estabelece uma rede interessada em discutir a economia criativa potencializadora de negócios.

A escolha de levar a loja para a zona norte foi estratégica:

“Niterói é uma com um potencial muito grande para o desenvolvimento de projetos que fomentem a cultura e ao mesmo tempo desenvolvam a economia local. As grandes cidades já estão saturadas e as cidades menores tem uma carência enorme de referências que estejam próximas. A zona norte é colorida, é alegre com pessoas interessantes e criativas e os moradores precisam sair do circuito zona sul e circular pela cidade, o terreno é fértil. Além disso, sempre tive vontade de voltar para Niterói, me sinto conectada com a cidade, participei de muitos produções no Rio mas sabia que em algum momento precisaria voltar e realizar projetos aqui” diz a idealizadora do projeto.

Serviço: Loja Brexx Redes Sociais @brexxbrexx Endereço: Rua Benjamin Constant, 567, Sobreloja, Loja 3 – Barreto, Niterói. Funcionamento: Segunda a Sábado de 10 ás 20h

BIOGRAFIA CAROLINA MONTEIRO RODRIGUEZ

Carolina Monteiro Rodriguez, Produtora Cultural formada pela UFF, nascida em Niterói. Iniciou na profissão no Rio de Janeiro onde participou de projetos sociais, de cinema, teatro e literatura. Foi colaboradora na Virada Sustentável Rio 2017 e 2018. Faz parte do time de mulheres da Produtora Aborda, onde produziu a Primavera Literária – evento da Liga Brasileira de Editoras na qual assinou curadoria e coordenação de produção na edição de 2018 – e foi uma das produtoras d’O Cluster, evento multicultural de intercâmbio e experiências nas áreas de moda, design e artes visuais com edições no Rio e em Belo Horizonte.

Em maio foi ganhadora do Prêmio Destaque Cultura Niterói 2018, Medalha Legislativa Municipal do Mérito Leila Diniz, oferecida pela Câmara de Vereadores de Niterói.
Há dois anos foi uma das criadoras do Coletivo Manas, coletivo de mulheres produtoras que atuam em diferentes áreas da cultura e que funciona como uma unidade colaborativa onde as integrantes somam com suas potências de trabalho na realização de atividades.

“O Coletivo surgiu pela vontade de realizar os nossos próprios projetos, de contar e viver a nossa própria história, começamos fazendo tudo de maneira independente e então foram surgindo oportunidades como por exemplo o patrocínio da Prefeitura de Niterói através do edital Fomento ao Audiovisual para realização do Circuito Cineclubista Cine&Manas, em escolas do município de Niterói.”

A moda é outro dispositivo explorado pela produtora, em seu trabalho de conclusão de curso da universidade, com a pesquisa “SÍMBOLOS E IDENTIDADE: ENSAIO ÉTICO-ESTÉTICO DA MODERNIDADE E SUAS PAUTAS NA PRODUÇÃO CULTURAL”escreveu sobre moda como um lugar de surgimento de identidades e os fatores que influenciam essa construção, como juventude, sustentabilidade e tecnologia. A partir daí criou o Brexx, brechó realizado pelo coletivo com o slogan “Brechó para corpos reais” abordando questões sobre sustentabilidade feminina e ambiental.

“Como mulher gorda nunca me vi representada na moda padrão, mas esse sistema está mudando, as marcas e as produções já perceberam que os valores não são mais os mesmos e nesse mercado os brechós estão em alta pela mistura dos fatores preço e personalidade”.

Ainda na moda, em 2017 dirigiu e produziu em parceria com a Karibu um evento de vendas da marca, que em parceria com a Women Economic Empowerment Project-Devlink gerava renda para mulheres em situação de vulnerabilidade no Quênia, na Casa Ipanema em Ipanema Rio de Janeiro e em 2018 fez assistência de figurino para alguns filmes e peças de teatro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bem vindo ao shopping ZN, fique a vontade, realize suas compras com segurança e rapidez! Dispensar