Atenção Jovens de Niterói! Prefeitura abre inscrições para 400 vagas no projeto Niterói Jovem EcoSocial

Os jovens de Niterói ganharão uma nova oportunidade de acesso ao mercado de trabalho nos próximos dias. A Prefeitura inicia, nesta segunda-feira (2), as inscrições para o Niterói Jovem EcoSocial, projeto desenvolvido pelo Município, através do Pacto Contra a Violência, em parceria com a Firjan. Serão oferecidas 400 vagas para jovens com idades entre 16 e 24 anos, moradores de 11 comunidades de Niterói. Os participantes receberão uma bolsa auxílio no valor de R$ 750 mensais, além de vale transporte e lanche nos dias de aula. O período de inscrição vai até dia 20 de setembro ou até terminarem as vagas.

“O Niterói Jovem EcoSocial promoverá a inclusão social e econômica de jovens em situação de vulnerabilidade social, por meio de educação, profissionalização e práticas em projetos ambientais”, destaca o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão , Axel Grael. “O projeto tem dois eixos principais: qualificação profissional e atividade de campo. Para isso, os jovens participarão de um curso ministrado pela Firjan no contraturno escolar e atuarão em ações da Prefeitura, em áreas como reflorestamento, manutenção de recursos hídricos, ações preventivas a queimadas, de Defesa Civil e atividades visando à manutenção e à sinalização de trilhas da cidade”.

Entre os objetivos do projeto estão a oportunidade de capacitação técnica profissionalizante, elevando o potencial de empregabilidade dos participantes, a recuperação de ecossistemas, evitando a ocupação de áreas de risco, além do aprimoramento das competências pessoais dos participantes.

“Neste momento de crise, a Prefeitura de Niterói está investindo na preparação do jovem para o mercado de trabalho, incentivando a qualificação profissional, especialmente para os que estão em situação de vulnerabilidade social”, destaca o subsecretário Executivo e gerente do projeto, Anderson Pipico. “Além do curso, os alunos participarão de atividades de campo, ganhando experiência prática. É uma grande oportunidade para os jovens da cidade”.

A iniciativa é coordenada pelo Escritório de Gestão de Projetos de Niterói (EGP/NIT) e integra o Pacto Niterói Contra a Violência. Lançado em 2018, o pacto é um Plano Municipal de Segurança Pública que prevê investimento de R$ 304 milhões, até 2020, em 18 projetos nos eixos de prevenção, policiamento e Justiça, convivência e engajamento dos cidadãos e ação territorial integrada.


Confira como e onde se inscrever, e os pré-requisitos para participar do projeto

Quem pode participar

O Projeto tem como foco jovens com idades entre 16 e 24 anos, de todos os gêneros. Poderão se inscrever moradores de 11 comunidades de Niterói: Preventório, Holofote, Vila Ipiranga, Cavalão, Vital Brazil, Sousa Soares, Santo Inácio, Morro do Céu, Morro do Arroz, Morro do Estado e São José.

Pré-requisitos

Para participar do projeto, o aluno deve estar matriculado e/ou cursando o ensino regular ou EJA (Educação de Jovens e Adultos); ser oriundo da escola pública e/ou bolsista integral de escolas privadas; ter terminado o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral em escola privada.

Cursos oferecidos

Os cursos serão ministrados e certificados pelo Senai Niterói nas seguintes áreas de qualificação: eletricista de automóveis; mecânico de motocicletas; mecânico de motores Ciclo Otto; auxiliar de padaria e confeitaria; auxiliar de cozinha; pizzaiolo; instalador hidráulico residencial; assistente administrativo; montador e reparador de computadores; costureiro industrial de vestuário; confeccionador de bolsas em tecidos. A qualificação terá 17 meses de duração, iniciando em outubro.

Onde se inscrever

Os candidatos poderão realizar a inscrição no Senai/Firjan de Niterói, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h. O endereço é Avenida General Castrioto, 460, Barreto.

Documentos necessários para a inscrição

Comprovante de escolaridade

Cópia da carteira de identidade

Cópia do CPF

Cópia do comprovante de residência

Comprovante de conta bancária (xerox do cartão bancário)

Requerimento de inscrição preenchido com letra legível

Por Redação ZN Noticias Fonte: PMN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *