Jovem morre após celular explodir na cama: veja cuidados

Desta vez, uma menina de 14 anos do Cazaquistão morreu ao pegar no sono enquanto escutava música nos fones de ouvido, ao mesmo em que o telefone móvel (que não teve sua marca divulgada) estava carregando na tomada.

Segundo a polícia, o aparelho estava debaixo do travesseiro de Alua Asetkyzy Abzalbe e foi superaquecendo até explodir na cabeça da jovem, no período da manhã. A morte foi imediata, já que os ferimentos foram graves.

Quando os paramédicos chegaram à casa da menina, não foi possível reanimá-la, pois ela já estava morta há um tempo. A tragédia, que virou notícia em muitos países, acabou gerando uma onda de comoção e alerta em torno da questão.

Ayazhan Dolasheva, melhor amiga de Alua, desabafou nas redes sociais: “Eu ainda não consigo acreditar. Você era a melhor. Estávamos juntas desde a infância. É muito difícil ficar sem você. Já estou sentindo muita saudade”, escreveu a adolescente de 15 anos.

Acidentes com celular

Segundo o engenheiro eletricista João Carlos Lopes Fernandes, doutor e professor de Engenharia Elétrica do Instituto Mauá de Tecnologia (SP), acidentes semelhantes ao de Alua acontecem, geralmente, quando o carregador que está sendo usado não é original.

O ideal é usar carregadores e cabos originais do aparelho, já que as voltagens entre os modelos são diferentes. “Os carregadores originais, feitos para o aparelho, têm um controle e proteção maiores durante o carregamento”, explica o especialista.

Os carregadores originais possuem um dispositivo que entende quando a bateria está completa e, automaticamente, suspendem a passagem de energia. Desta forma, possíveis acidentes são evitados.

Veja outras atitudes que você pode tomar para evitar que a bateria do celular exploda:

  • Carregue a bateria preferencialmente com o celular desligado
  • Nunca deixe o aparelho exposto ao sol ou local aquecido
  • Evite o contato do celular com água e outros líquidos
  • Prefira deixar o celular em local afastado da cama durante a noite
  • Não durma com o celular em uso (tocando música, jogando games, etc).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *